Como era de se esperar! Eu viajei e não atualizei o blog! Vou tentar atualizar daqui do Brasil mesmo, de vez em quando!
Vamos ao assunto do post: Wifi na Europa!
Uma das minhas maiores dúvidas antes da viagem era: Levo ou não levo notebook?
Pode parecer uma dúvida idiota, mas quem trabalha com informática e é um dependente digital sabe exatamente do que eu tou falando! É um sofrimento ficar sem internet por 1 mês inteiro!
A escolha de não despachar bagagem e as limitações de peso de 10 Kgs impostas pela companhias low-cost resolveram o meu problema: Não levei o notebook. Afinal, eram 2 Kgs a mais numa mochila que já estava pra lá de cheia.
A solução foi levar o celular mesmo. Com conexão wifi, sabia q seria o suficiente pelo menos pra trocar algumas mensagens com o Brasil. Instalei o Skype no Android (que funciona maravilhosamente bem por sinal) e bloqueei o plano de dados do meu celular para ligações internacionais (Nem queiram nem saber os preços cobrados pela Vivo). Estava tudo pronto pra conseguir continuar conectado no mundo... Mal sabia eu de um problema: Achar uma rede wifi decente na viagem foi muito mais difícil do que eu imaginava!
Como iria eu saber que nas capitais mais famosas e ricas do mundo, eu teria problema em arrumar uma mera conexão de banda larga?!?!? Mas tive! Em todos os hostels que fiquei foi um suplício para conectar na internet, o que fez a decisão de deixar o note em casa, a mais sábia da viagem. Segue abaixo uma lista dos hostels que fiquei e como funcionava a rede em cada um deles:
Barcelona - Kabul Hostel - A pior rede de todas. Eles davam cartões de acesso de apenas 15 minutos diários. Se você quisesse mais, tinha que pagar pela global acess. Eles tinham uns PCs para acesso mas estavam quase todos quebrados e fora de serviço.
Paris - St. Christopher's Inn - O wifi só funcionava no lobby. Subindo para os quartos caia de 2 em 2 minutos. Tinhamos que ir conectar no corredor. Os dois PCs gratuitos eram duas carroças da idade medieval.
Dublin - Abigail´s - Melhor wifi de todos!! Funcionava em todo o hostel! Os PC´s deles não prestavam! Que lerdeza!
Londres - Equity - Funcionava em todo hostel SE você pagasse o global card acess, que era bem carinho por sinal: 9 libras pra 3 dias de acesso a internet! Mas foi o jeito! Disponibilizavam alguns PC´s para uso e não tivemos problemas com lentidão.
Praga - Old Prague Hostel - Tão bom quanto o Abigail´s! Disponibilizavam três PC´s para uso gratuitamente! Funcionavam muito bem!
Berlim - Three Little Pigs - Só funcionava no lobby e estávamos no quarto andar sem elevador... Era triste e cansativo ficar conectado! Alugavam notes com cheio de marijuana! Não experimentamos porque era caro!
Amsterdã - The Flying Pig - Só no lobby e mesmo assim rateando bastante!
Por incrível que pareça, foi em Praga o melhor lugar para usar internet de graça. E Barcelona o pior de todos!
Então, fica a dica:
- Instalei o Skype independente do celular ou do note que voce levar!
- Pense bem antes de levar o notebook pois pode não valer a pena
- Procure saber se o wifi dos locais que você vai ficar é gratuito e se funciona apenas no lobby do hotel
- Prepare-se para gastar em alguns lugares com os cartões de acesso. Pode ser a maneira mais prática de permanecer conectado
- Instalei o Skype! Vale tanto a pena que achei melhor repetir!
Abraços e até o próximo post! (Se eu conseguir um acesso decente...)
Nenhum comentário:
Postar um comentário